Reunião para elaboração do PPA 2022-2025

Secretários, Funcionários e representantes sociais participam de reunião para discussão e estabelecimento de metas para os próximos 4 (quatro) anos

Por Prefeitura Municipal de Araguatins

Atualizada em 09/09/2021 às 18:35

Durante todo o dia de hoje (09/09/2021), dando continuidade aos trabalhos do Planejamento Participativo, estiveram reunidos na Sede do SEBRAE de Araguatins, os Secretários Municipais de Agricultura e Abastecimento, Infraestrutura, Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, bem como o Superintendente do SEMUSA, além dos técnicos de cada pasta e membros da sociedade convidados. O objetivo da sentada é a discussão e elaboração das propostas de programas e ações que devem compor o PPA (Plano Plurianual) do município de Araguatins para os próximos 4 (quatro) anos.


O encontro, que foi dividido em dois turnos (manhã e tarde), foi moderado e conduzido pelo Contador e Especialista em Gestão de Políticas Públicas Prof. Carlos Ricardo, e contou com a colaboração do ex-prefeito e atual secretário de Relações Institucionais o senhor "Bolecho". Na ocasião, foi novamente explanado a importância da participação social na identificação das reais necessidades da população e indicação de metas que a gestão deve pautar, com o propósito de trazer efetividade com os dispêndios de recursos públicos.


Na ocasião, o Prof. Carlos Ricardo voltou a ressaltar a "necessidade dos cuidados quanto ao distanciamento e, que em tempos de pandemia, foi disponibilizado um canal de participação virtual no portal do município, a fim de que as pessoas possam participar na segurança de sua casa, no conforto de seu lá, ao lado de sua família, propondo de forma efetiva as prioridades e não prioridades que devem ser observadas na elaboração das peças de planejamento da gestão municipal". Além disso, foi possível fazer uma dinâmica com os setores envolvidos, para que pudessem compreender de forma simples e objetiva como construir um planejamento que toque a realidade e aproxime as pessoas do poder público.


Insta esclarecer que, o PPA é a "nascente" do desejo social da realização das tarefas que se propõe a atender os anseios, desde os mais comuns aos mais complexos. Contudo, alerta "Bolecho" que "os programas e ações de governo, devem, em todo caso, para sua efetiva concretização, ter o acompanhamento dede seu planejamento até a conclusão, demandando um esforço conjunto de todos os atores do processo". A fala do secretário fez e faz referência a necessidade de que ambos os departamentos da gestão, bem como a sociedade, precisam desempenhar uma participação mais próxima, sobretudo quanto a cobrança das realizações dessas ações por parte de cada pasta e dos demais seguimentos da sociedade.


O senhor "Goiano", Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, reforça o agradecimento de todos os presentes, como também ao prefeito municipal Aquiles da Areia, o qual, segundo o secretário "não tem medido esforços para que todos as secretarias desempenhem um trabalho satisfatório frente a sociedade, proporcionando estrutura, conhecimento e aperfeiçoamento para com os seus servidores e colaboradores".


Por fim, o professor Carlos Ricardo relembra que "os trabalhos de construção do PPA continuam com outras reuniões com os demais seguimentos e secretarias municipais, além dos canais disponíveis para proposição de demanda que possam suprir as necessidades existentes em cada pasta". As unidades orçamentárias e gestões tem até o dia 15 deste mês para apresentarem todo o esboço construído em reuniões com a sociedade e movimentos sociais, a partir daí, será apresentado a Câmara Municipal o ante projeto que deverá passar por discussões e posterior votação pelos representantes do povo araguatinense.

Editoriais
   

Praça Anselmo Ferreira Guimarães
Centro. Araguatins-TO
CEP: 77.950-000
(63) 3474-2140 – (63) 3474-2259
semad@araguatins.to.gov.br
De Segunda-feira à Sexta-feira das 7:30 às 11:30, exceto em feriados