Planejamento participativo continua em Araguatins

Setores da Sec. Mun. de Saúde se reúnem para discussão do PPA 2022-2025

Atualizada em 14/09/2021 às 12:20

O trabalho de planejar as ações do governo para os próximos anos continuam a “todo vapor” em Araguatins. Nesta terça-feira (14/09/2021), no período da manhã, foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde realizar as tratativas com a equipe técnica responsável. Com a colaboração e mediação do Contador Prof. Carlos Ricardo, a reunião contou ainda com as servidoras públicas responsáveis pelos Programas de Atenção Básica e vigilância em Saúde, além do Contador do Fundo Municipal de Saúde o senhor Paulo Parreira (Paulinho).

Além dos temas atuais - combate e enfrentamento da COVID-19 – foram ressaltados a necessidade de resgate de políticas públicas necessárias para implantação nos próximos anos, especialmente quanto a educação sanitária e humanização da saúde. Contudo, relatado pelos participantes de forma unanime, as maiores dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde é a falta de investimentos e políticas públicas voltadas a essas ações de educação e prevenção por meio das informações das organizações como um todo.

Sugeriu-se também, no decorrer das tratativas, a implantação de programas voltados a fomentar com mais ênfase os trabalhos atuais de Atenção Primária, os quais objetivam a diminuição de atendimento hospitalar, implantando cada vez mais na sociedade o sentimento de que é preciso preveni para não ter que medicar, a velha expressão que diz: “é melhor previ do que remediar”.

Carlos Ricardo lembra aos presentes que “o PPA é o instrumento pelo qual é possível projetar o desejo social, a vontade das pessoas do município em algo ou alguma coisa, sempre presando pelo bem comum e a coletividade”. Por isso, é sempre de bom senso que todas as pastas dos órgãos envolvidos na elaboração não esqueçam de que a vontade do povo é soberana e por tanto deve ser atendida, guardada as proporções e compatibilidade de cada caso.

De Segunda-feira à Sexta-feira das 7:30 às 11:30, exceto em feriados