CONCURSO PÚBLICO 2022

Projeto de Lei encaminhado a Câmara prevê a oferta de vagas para ensino fundamental, médio e superior

Por Prefeitura Municipal de Araguatins

Atualizada em 22/08/2022 às 17:35

O Prefeito Aquiles enviou hoje (22/08/2022) o Projeto de Lei que trata da autorização para a realização do concurso para provimento de cargo efetivo. O Projeto prevê, que expande o número de vagas de cargos do município, prevê oferta para os níveis de ensino fundamental, médio e superior.

Depois da realização dos estudos das demandas e impacto orçamentário e financeiro, a Comissão Organizadora concluiu o quadro dos cargos com as respectivas vagas para as diversas áreas.

O município de Araguatins não realiza concurso público para provimento de cargos efetivos a mais de 10 (anos), na avaliação do Secretário de Administração e Finanças, Dr. Antonio Edson "esse período extenso sem concurso provoca um efeito bastante negativo, tanto em relação a continuidade dos serviços públicos, quanto na instabilidade de contribuições previdenciárias".

No projeto de Lei encaminhado a Câmara Municipal, a Prefeitura pretende ofertar 163 vagas, distribuídas nas seguintes categorias funcionais:

CARGO                                                                  VAGAS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS                           28

ELETRICISTA                                                             1

GARI                                                                           20

LAVANDEIRA                                                              1

VIGILANTE                                                                 13

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS)            4

AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS                      3

AGENTE DE VIGILANCIA SANITARIA                       1

MOTORISTA CAT. "C"                                                 1

MOTORISTA CAT. "D"                                                 5

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO                               11

AUXILIAR DE ODONTOLOGIA                                   2

TECNICO EM CONTABILIDADE                                2

TECNICO EM ENFERMAGEM                                   7

TECNICO EM RADIOLOGIA                                      1

ASSISTENTE SOCIAL                                               3

ENFERMEIRO                                                           7

FARMACEUTICO                                                       1

MEDICO                                                                     2

MEDICO VETERINARIO                                            1

NUTRICIONISTA 1

ODONTOLOGO 4

ASSISTENTE DE ALUNO (Lei 1.307/2022) 9

MONITOR DE ALUNO (Lei 1.307/2022) 9

PROF NÍVEL SUPERIOR - PEDAGOGIA 25


Prefeito Aquiles (à esquerda) e Secretário de Administração Dr. Antonio Edson em Assinatura do Projeto de Lei que Autoriza o Concurso Público de 2022

Para o Prefeito Municipal, Senhor Aquiles "o município precisa dar mais atenção ao povo da cidade, dando oportunidade para trabalharem com estabilidade e sem depender de conchaves políticos". Pensando nisso, o Secretário de Administração estuda a possibilidade de oferecer aos munícipes um cursinho preparatório com estudos direcionados aos conteúdos programáticos a serem divulgados quando da publicação do edital do concurso, "não há possibilidade melhor de tentar ajudar as pessoas de nossa cidade se não com o oferecimento de conhecimento, já que a tão sonhada aprovação em um concurso hoje em dia é bastante difícil", completou Antonio Edson.

Um outro desafio do município persiste no equilíbrio das contas públicas, já que atualmente os índices deram uma melhorada, mas ainda precisa ter bastante cuidado. O presidente da Comissão Organizadora, senhor Carlos Ricardo, que além de Contador é Especialista em Gestão de Políticas Públicas Municipais, reitera que "o concurso de 2022 em Araguatins não acarreta aumento ou expansão de despesa de Caráter Continuado, e sim visa preencher por servidores efetivos àquelas vagas que atualmente são ocupadas por contratação temporária, equacionando de forma coerente o dispêndio da despesa com a receita pública".

Isto porque, o Projeto de Lei nº 021/2022, que dispõe sobre a autorização para realização do concurso, é bastante taxativo na medida em que não Cria novos Cargos, nem expande a quantidade de vagas, mas faz equiparações e adequações ao cargo de professor e incorpora os Cargos de Assistente de Aluno e Monitor de Alunos no quadro geral, ambos criados pela lei 1.307/2021.

O rito agora é aguardar a discursão na Casa Legislativa, análise e posterior posicionamento dos nossos representantes. Tão logo seja votado e aprovado, o projeto de lei passa pela sanção do Prefeito que, em seguida encaminhará para a seleção da banca que procederá com a realização do Concurso.

Editoriais
   

Praça Anselmo Ferreira Guimarães
Centro. Araguatins-TO
CEP: 77.950-000
(63) 3474-2140
semad@araguatins.to.gov.br
portal@araguatins.to.gov.br
De Segunda-feira à Sexta-feira das 7:30 às 13:30, exceto em feriados