Relatoria do Tribunal de Contas realiza encontro em Araguatins-TO

Atualizada em 28/01/2021 às 08:42

A 3ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), realizou nesta quinta-feira, 28, um encontro com os secretários do município de Araguatins. Durante o evento foi tecidas orientações sobre gastos, licitação, despesas de exercícios anteriores, trabalho contábil, controle interno, déficit orçamentário, previdência, dentre outros assuntos.

Durante todo o evento, foram repassadas informações detalhadas sobre como o Tribunal atua na fiscalização das contas públicas, com o objetivo de orientar como evitar eventuais problemas na prestação de contas e fornecimento de informações da gestão pública.

Alé dos técnicos do órgão de Contas, o conselheiro Wagner Praxedes, titular da 3ª Relatoria, explicou sobre os sistemas e ferramentas utilizados pelo TCE/TO na apuração dos dados fornecidos pelas administrações municipais e estadual, como o Sistema Integrado de Controle e Auditoria (Sicap), do setor de Pessoal (AP) e de Licitações, Contratos e Obras (LCO).

Não obstante, o Conselheiro fez abordagem significativa sobre a importância da utilização dos sistemas e cumprimentos dos prazos exigidos. Segundo o conselheiro, "as ferramentas e a forma eletrônica utilizada pela Corte garantem agilidade, transparência e fluidez na análise das informações". Ele também orientou aos gestores que estudem sobre as Instruções Normativas (IN) aplicadas pelo Tribunal, dando como exemplo a IN número 02/2017.

Além de grande valia para a gestão pública de Araguatins, o encontro proporcionou um ambiente familiar, já que o Conselheiro se sente bem em atuar na região, relembrando momentos em que esteve a frente de pastas importantes quando ainda não era conselheiro.

Ao final do encontro, os jurisdicionados puderam tirar dúvidas junto ao conselheiro e assessoria técnica, das quais destacam-se as relacionadas a procedimentos de inicio de gestão e legalidade quanto às respectivas despesas.

De Segunda-feira à Sexta-feira das 7:30 às 11:30, exceto em feriados